Vladmir Oliveira da Silveira
Pós-doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2009). Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), Graduação em Direito em (1997) e Graduação em Relações Internacionais pela mesma Universidade (2000). Professor Titular de Direito Humanos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. É membro do Conselho da Faculdade de Direito – FADIR (2019-2021).
É membro da Comissão de Direito Militar da OAB/SP (2019-2021). Foi Coordenador do Programa de Mestrado em Direito da UNINOVE (2011-2016). Foi Secretário Executivo (2007-2009) e Presidente (2009-2013) do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI – Sociedade Científica da Área o Direito). Consultor ad hoc para CAPES/MEC, CNPq, FAPEMIG, FUNDECT/MS. Foi membro do Comitê da Área do Direito da CAPES/MEC (2008-2010), Comitê Técnico Científico da CAPES/MEC (2002-2005) e Conselho Superior da CAPES/MEC (2005-2006). Foi membro da Comissão de Altos Estudos do Centro de Referência Memórias Reveladas (2011-2014).
Na advocacia, tem experiência na área de Direito de Defesa do Consumidor e Direito Público, com ênfase em Direito Administrativo, Constitucional, Educacional e Tributário. Os temas de interesse em pesquisa são: Educação Jurídica, Sustentabilidade e Direito Internacional dos Direitos Humanos.
Formação Acadêmica/ Titulação
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Doutorado em Direito (Conceito CAPES 4).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O Direito ao Desenvolvimento na Doutrina Humanista do Direito Econômico, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Dr. Ricardo Hasson Sayeg.
Palavras-chave: Direito Econômico; Direito Internacional dos Direitos Humanos; Dinamogenesis; Estado Constitucional Cooperativo; Capitalismo Humanista.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Internacional dos Direitos Humanos.
Mestrado em Direito (Conceito CAPES 4).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O Poder Reformador na Constituição brasileira de 1988 e os limites jurídicos às reformas constitucionais,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Flávia Cristina Piovesan.
Palavras-chave: Poder Reformador; Direito Constitucional; Reforma Constitucional; Direito Público.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Graduação em Relações Internacionais.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Não existia previsão.
Graduação em Direito.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Não existia previsão.
Ensino Médio (2º grau).
United Township High School, UTHS, Estados Unidos.
Formação Complementar
Formação inicial à docência na educação superior da UFMS. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
SEI! USAR. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
Prêmios e Títulos
Homenagem no VI Congresso Nacional da FEPODI, Federação Nacional dos Pós-Graduandos em Direito – FEPODI.
Homenagem, Jornal Honra ao Mérito
Menção Honrosa – Comissão Científica de Pôsteres do XXIII Congresso Nacional do CONPEDI, CONPEDI.
55º Prêmio Jabuti pela obra Educação Jurídica, Câmara Brasileira do Livro.
Catedrático Extraordinário de Direito e Relações Internacionais, Universidad Católica San Antonio.
Escalador de montanhas, FADESP.
“Mérito Metropolitano – FMU”, Faculdades Metropolitanas Unidas.
Aprovação na Seleção de professores – Disciplinas de Direitos Humanos do Departamento VI, PUC/SP.
Aprovação na seleção de professores – Disciplina de Direito Internacional Público do Departamento IV, PUC/SP.
Doutor Honoris Causa do Centro Universitário Toledo, Centro Universitário Toledo.
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
4. SILVEIRA, V. O.. Valorização da Pesquisa Científica. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Linhas de Pesquisa
1. Empresa, Sustentabilidade e Funcionalização do Direito
Objetivo: Esta linha foca nos estudos da empresa e analisa como a transformação dos paradigmas do direito por intermédio da dinamogenesis transforma a empresa e suas relações com os indivíduos e o Estado. Nesse sentido, o processo de dinamogenesis trás como consequência a funcionalização do direito e amplia o conceito de sustentabilidade inicialmente econômica para as esferas sociais e solidárias em sintonia com a evolução dos direitos humanos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: Empresa; Sustentabilidade; Funcionalização do Direito.
2. Direitos Humanos, Estado e Fronteira
Objetivo: Linha que contempla a análise teórica dos direitos humanos sob o aspecto das relações entre as múltiplas ordens jurídicas (sistema global, regional, local e relação entre ordens de mesmo nível) como paradigma para a concretização dos direitos humanos e investiga temáticas de direitos humanos que abordam questões relacionadas à soberania, globalização e relações fronteiriças que, pela sua natureza, demandam medidas de integração e cooperação para o desenvolvimento humano e sustentável dos Estados.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: Direito Internacional dos Direitos Humanos; Direito Internacional.
Projetos de Pesquisa
Direito Internacional dos Direitos Humanos e Sustentabilidade
Descrição: A presente pesquisa sobre a o direito internacional dos direitos humanos e a sustentabilidade, tem por finalidade estudar o processo histórico da evolução do catálogo dos Direitos Humanos,seus requisitos ensejadores e finalidades precípuas, e a problemática da segurança digital na era das Novas Tecnologias, sua repercussão no exercício das liberdades substantivas dos seres humanos na aldeia global, para discutir a responsabilidade ética dos atores nacionais e internacionais no fomento e efetividade da inclusão digital como novo Direito Humano.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Vladmir Oliveira da Silveira – Coordenador / Ana Carolyne Barbosa Tutya – Integrante / Ana Carolina dos Santos – Integrante / Élio Ricardo Chadid da Silva – Integrante / Ney Alves Veras – Integrante / Ludmila de Paula Castro Silva – Integrante / Caio Dalbert Cunha de Avellar – Integrante / Jardel Pauber Matos e Silva – Integrante / Paloma da Silva Coimbra – Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2015 – Atual
Mecanismos de cooperação internacional em matéria ambiental: aplicabilidade e relevância para o estado de Mato Grosso do Sul
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Livia Gaigher Bósio Campello em 25/08/2017.
Descrição: Proposta de estudo das diversas perspectivas e aplicabilidade dos mecanismos de cooperação internacional, administrativos e judiciais, relevantes ao estado do Mato Grosso do Sul, atentando para as peculiaridades de sua condição de região transfronteiriça. Tendo em vista a necessidade de combater a degradação ambiental em todas as suas formas e as particularidades de implementação deste honroso objetivo nas regiões de fronteira, este projeto pretende identificar e examinar os regimes internacionais de proteção do meio ambiente, instituídos por tratados multilaterais ou bilaterais de que o Brasil é parte, que incidem sobre questões ambientais específicas de regiões transfronteiriças, particularmente em relação ao estado do Mato Grosso do Sul e de sua fronteira com a Bolívia e o Paraguai. Por outro lado, também busca avaliar a aplicação dos instrumentos de cooperação jurídica internacional civil e penal para a proteção de aspectos relativos ao meio ambiente no estado do Mato Grosso do Sul, em relações jurídicas internacionalizadas cuja solução judicial requeira a comunicação com autoridades de Estados vizinhos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Vladmir Oliveira da Silveira – Integrante / Livia Gaigher Bósio Campello – Coordenador / Mariana Ribeiro Santiago – Integrante / Valesca Raizer Borges Moschen – Integrante / Margareth Anne Leister – Integrante / Luciani Coimbra – Integrante / Nevitton Vieira Souza – Integrante / Rafaela de Deus Lima – Integrante / Nicholas Salles Fernandes Silva Torres – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS – Auxílio financeiro.
2012 – 2014
A Dinamogenesis dos Direitos Humanos e o Desenvolvimento Integral
Descrição: O presente projeto tem por finalidade estudar a dinamogenesis dos Direitos Humanos, correlacionados ao Direito ao Desenvolvimento Humano Integral, sob o prisma do Direito Internacional. O desenvolvimento será apresentado como prerrogativa inerente à natureza humana, que atua na esfera particular de cada cidadão e perante as sociedades como um todo, surgindo daí a necessidade do Estado e das Organizações Internacionais elaborarem e consagrarem políticas públicas e legislações voltadas para a sua concretização. A abordagem terá por base a historicidade dos direitos humanos em consonância com o estágio de desenvolvimento humano integral atingido e proposto como meta dos povos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Vladmir Oliveira da Silveira – Coordenador / Ruy Cardozo de Mello Tucunduva Sobrinho – Integrante / Erika Megumy Tsukada – Integrante / Pamela Serafim de Farias – Integrante / Anderson Nogueira de Oliveira – Integrante.
Direitos Humanos, Estado e Sustentabilidade
Descrição: Durante anos, conceituou-se a soberania dos Estados como poder absoluto, entretanto, importante compreender, que a soberania absoluta idealizada por Jean Bodin não amparou a exigência da globalização mundial, especialmente porque não poderia existir a sociedade internacional sem um sistema de cooperação entre os Estados, o que se dá por intermédio de uma ordem internacional que implica em esforços pela solidariedade econômica, ambiental e social.Nesse sentido, as nações mais desenvolvidas economicamente, precisam trabalhar juntas para apoiar, com os melhores esforços, as nações subdesenvolvidas, pois tanto interna como externamente, o reconhecimento da responsabilidade social e solidária dos Estados se encontra no ponto central de um dos princípios de mudança fundamental já realizado nas relações entre os Estados. O objetivo do estudo deste projeto é aferir e refletir sobre a relação entre organização política estatal e a sustentabilidade social, ambiental e econômica, voltadas à plena realização do ser humano. Para tanto, efetua o estudo da empresa e da teoria da Democracia, na vertente histórica dos Direitos Humanos, com a aplicação da Teoria da Dinamogenesis, para compreensão da sociedade atual e sua adequação aos anseios do ser humano, notadamente os caminhos a serem seguidos na seara do desenvolvimento sustentável, permitindo o equilíbrio entre a produção da riqueza e os valores ligados à pessoa. Será utilizado o método histórico-crítico para a compreensão do modelo mundial atual e, no específico o projeto de sociedade brasileira presente na Carta Constitucional Brasileira de 1988.Busca-se, portanto, estabelecer uma linha investigativa que auxilie interpretações complexas, que envolvam os sistemas jurídicos internos, regionais e internacionais.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Vladmir Oliveira da Silveira – Coordenador.
Áreas de Atuação
1.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Constitucional.
2.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Econômico.
3.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Internacional dos Direitos Humanos.
4.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Internacional Público.
5.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Metodologia e Pesquisa em Direito.