Professor Vladmir Silveira

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Latim em Pó: o que nossa língua pode nos ensinar sobre democracia, poder, diferença e convívio

Em um sentido muito forte, é possível dizer que um idioma é um pacto coletivo, um horizonte de pertencimento cujas fronteiras se definem apenas nos termos determinados pela vontade de seus usuários. Sendo essa espécie de “bem comum”, o idioma acaba constituindo um exemplo único de fato cultural de importância central e que só pode ser gerido e determinado pela pulsão coletiva de seus falantes. Sem órgãos deliberativos, decisórios e de polícia. O caminho que levou ao estabelecimento do português no nosso território, e a riqueza de sua variedade dentro dessa unidade podem ser um dos mais definitivos exemplos do triunfo de certa ideia de Brasil. O que podemos aprender com a língua em que aprendemos todas as outras coisas? O que o “meio” da nossa cultura tem a nos dizer sobre quem somos, quem fomos e o que seremos? O presidente da FAPESP, Marco Antonio Zago covida para a conferênica de Caetano Galindo, da Universidade do Paraná (UFPR). Caetano Galindo é doutor em linguística pela USP, professor de história do português e docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR, Caetano Galindo é licenciado (português-francês) e mestre (letras) pela mesma UFPR. Traduziu cerca de sessenta livros, do italiano, do romeno, do dinamarquês e muito principalmente do inglês. Há mais de vinte anos se dedica a estudar e traduzir a obra de James Joyce, o que já lhe rendeu os prêmios Jabuti, APCA e da Academia Brasileira de Letras. Tradutor de T. S. Eliot, J. D. Salinger e David Foster Wallace. Autor de Sim eu digo sim: uma visita guiada ao Ulysses de James Joyce e de Latim em Pó: um passeio pela formação do nosso português. Moderação: Ligia Fonseca Ferreira, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Maria de Fátima Morethy Couto, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Para mais informações: INSCRIÇÕES Fonte: FAPESP

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Ciclo ILP – FAPESP: Bioenergia, Eficiência e Sustentabilidade

A FAPESP divulga o Ciclo ILP – FAPESP: Bioenergia, Eficiência e Sustentabilidade. O intuito do evento será para abordar como o Brasil tem papel fundamental na promoção de fontes energéticas limpas, contribuindo para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A matriz energética brasileira é composta por 43% de fontes renováveis, percentual acima da média dos demais países. A bioenergia ocupa um espaço significativo nesse cenário, especialmente no contexto de transição para fontes mais sustentáveis. O evento será realizado no dia 7 de outubro de 2024, ás 15h. Moderador Luiz Augusto Horta Nogueira, Instituto de Sistemas Elétricos e Energia da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Debatedores Marcelo Pereira Da Cunha, Instituto de Economia (UNICAMP) Newton Duarte, Associação da Indústria de Cogeração de Energia (COGEN) Rodolfo Pinheiro Da Silva, Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Elétricos de Potência O evento integra o Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação, parceria para a realização de eventos de divulgação científica dirigidos à sociedade, legisladores, gestores públicos e outras pessoas interessadas nos temas abordados. Informações: ilp@al.sp.gov.br Envie sua pergunta para cicloilp@fapesp.br As perguntas serão respondidas durante o evento. Certificados de participação emitidos pelo ILP. Fonte: FAPESP

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CAPES disponibiliza todos os treinamentos do Portal de Periódicos em nova área do site

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) oferece, gratuitamente, treinamentos online no uso do Portal de Periódicos a todos os usuários de graduação e pós-graduação das instituições participantes. Os treinamentos são realizados todos os dias, em turnos diferentes, e divididos por área do conhecimento. Além de aprender sobre os tipos de busca e outros serviços disponíveis, os participantes assistem aos treinamentos ministrados por representantes das editoras e sociedades científicas com as quais a CAPES assina os conteúdos. O Portal de Periódicos é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 134 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. O Portal foi criado para ampliar o acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional. Ele é considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, pois é inteiramente financiado pelo governo brasileiro. Cobrindo todo o território nacional, o portal é a iniciativa do gênero com a maior capilaridade no planeta. Para participar, faça sua inscrição e aguarde a confirmação por e-mail. Você receberá o link para a sala virtual com todas as orientações de acesso e terá certificado de participação após o treinamento. Lembrando que é necessário se identificar primeiro no Meu espaço para visualizar as turmas com inscrições abertas. Confira o calendário abaixo e caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a equipe pelo e-mail treinamento.periodicos@capes.gov.br. Confira os próximos treinamentos agendados. Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição. Fonte: Ministério da Educação – CAPES

Oportunidades

ONU abre chamada para instituições de ensino superior interessadas em integrar rede dos #ObjetivosGlobais

A Iniciativa de Impacto Acadêmico das Nações Unidas (UNAI) abriu chamada para instituições de ensino superior interessadas em se tornar um Hub dos ODS, por um período de três anos.  O principal objetivo dos Hubs dos ODS é mobilizar ações coletivas estratégicas de alunos, professores e funcionários em ensino, pesquisa, operações, envolvimento comunitário e parcerias para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Atividades dos Hubs dos ODS incluem: Promoção de parcerias e campanhas de conscientização sobre a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Organização de iniciativas de pesquisa, incluindo em colaboração com outros membros da rede global da UNAI. Realização de eventos e sessões de treinamento. Fomento de conexões com membros locais, regionais e globais da UNAI para impulsionar o progresso em direção aos ODS. Como um Hub dos ODS, as instituições selecionadas se beneficiarão da rede global de atuação das Nações Unidas para fortalecer parcerias intersetoriais e interdisciplinares e causar impacto na vida de pessoas e comunidades em todo o mundo. Desde 2010, a UNAI estabeleceu uma rede global de mais de 1.600 instituições em mais de 150 países, conectando estudantes, acadêmicos, cientistas e pesquisadores que representam uma ampla gama de disciplinas acadêmicas e projetos de pesquisa relacionados ao desenvolvimento sustentável. No Brasil, a UNISINOS atua como Hub para o ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis.  A UNAI envolve estrategicamente instituições de ensino superior com as Nações Unidas, por meio de uma abordagem holística que inclui ensino e pesquisa, parcerias institucionais e envolvimento comunitário. “O ano de 2025 e os anos seguintes representarão um período crítico para os esforços globais em alcançar as metas da Agenda de Desenvolvimento Sustentável até 2030. E, em 2025, a Iniciativa Impacto Acadêmico das Nações Unidas marcará seu 15º aniversário.” – Maher Nasser, diretor da Divisão de Divulgação do Departamento de Comunicação Global”  Saiba mais e participe:  Consulte os documentos de orientação para submissão de candidaturas: Termos de Referência para os Hubs dos ODS Formulário de candidatura para os Hubs dos ODS Formulário para registro na Iniciativa de Impacto Acadêmico (UNAI) Em caso de dúvidas, entre em contato com a UNAI por meio do formulário on-line. Para saber mais, siga a UNAI no X/Twitter (@ImpactUN) e visite a página: https://www.un.org/en/academicimpact  Fonte: Nações Unidas Brasil

Próximos Eventos

Centro de Pesquisa em Engenharia Claro-FAPESP em 5G e IA Generativa

Um dos desafios atuais para o progresso do conhecimento é a complexidade dos problemas abordados, o que exige, em muitos casos, prazos mais extensos do que os 2 a 5 anos de financiamento oferecidos tradicionalmente pela FAPESP em Auxílios à Pesquisa Regulares ou em Projetos Temáticos. Financiamento de longo prazo e abordagens interdisciplinares, permitem o tratamento bem-sucedido de problemas complexos. Ao mesmo tempo em que lidar com esses desafios requer abordagens ousadas, a identificação dos problemas requer a associação com empresas ou entidades do governo que estão diretamente ligados ao mercado e à sociedade. Com esta Chamada, a FAPESP permitirá o financiamento de um Centro por um parceiro empresarial que está extremamente motivado para usar os resultados obtidos com a pesquisa. A característica mais importante de um Centro de Pesquisa em Engenharia – CPE é sua multiplicidade de atividades. Um CPE tem uma missão principal de estabelecer um centro de pesquisa de classe mundial durante sua existência em sua área de atuação. Adicionalmente à missão principal do centro de desenvolver pesquisa aplicada de classe mundial, focada em temas e objetivos específicos, ativamente buscando oportunidade para contribuir para a inovação, o CPE deve desenvolver meios efetivos de inovação, transferência de tecnologia, educação e disseminação do conhecimento. O complexo conjunto de atividades nesses Centros requer financiamento de longo prazo e autonomia no uso de recursos. Esta exigência torna imperativo uma forte conexão institucional com o parceiro cofinanciador e meios adequados para um rigoroso acompanhamento de suas atividades. Para mais informações acesse: https://fapesp.br/16941/centro-de-pesquisa-em-engenharia-claro-fapesp-em-5g-e-ia-generativa Fonte: FAPESP

Concursos

Concurso de Teses e Dissertações em Direito Econômico Defendidas em 2023

A Revista Semestral de Direito Econômico torna pública a edição de 2024 do Concurso de Teses e Dissertações em Direito Econômico defendidas e aprovadas no ano de 2023 em Programas de Pós-Graduação reconhecidos pela CAPES. O concurso busca reconhecer e divulgar trabalhos de excelência na área de Direito Econômico. Os vencedores receberão um certificado de “Melhor Tese em Direito Econômico de 2023” e “Melhor Dissertação em Direito Econômico de 2023” outorgados pela Revista Semestral de Direito Econômico. É resguardado o direito de não ser atribuído um vencedor. Serão atribuídas até 3 (três) menções honrosas em cada categoria. Interessados poderão inscrever gratuitamente os trabalhos através do seguinte formulário: https://forms.gle/fcsmM6X9Xsc5ZTH26 Excepcionalmente, serão aceitas inscrições através do e-mail contato@resede.com.br em caso de dificuldades técnicas, mediante preenchimento de todas as informações solicitadas junto ao formulário. A inscrição importa na aceitação dos critérios elencados no presente edital. Cronograma: Data Descrição Até 21 de outubro de 2024 Prazo para as inscrições. A partir de 22 de outubro de 2024 Início da avaliação dos trabalhos. 06 de dezembro de 2024 Publicação dos vencedores e das menções honrosas no portal eletrônico da Revista Semestral de Direito Econômico (www.resede.com.br).    A avaliação será feita por uma comissão composta por professores com título de doutorado integrantes da Equipe Editorial da Revista Semestral de Direito Econômico. Membros da Equipe Editorial não poderão participar do concurso e orientadores e coorientadores não poderão participar de avaliação e/ou votação de trabalhos escritos/orientados. Os avaliadores terão direito a um certificado pela sua contribuição.  São critérios para a avaliação: Originalidade do trabalho. Relevância do trabalho para o Direito Econômico. Profundidade da reflexão sobre o tema. Estrutura e qualidade da redação. Pré-seleção. Em caso de grande volume de trabalhos a serem avaliados, a comissão fará uma pré-seleção, elegendo até 10 (dez) trabalhos que atendam aos mais elevados critérios elencados anteriormente em cada categoria, assim como desclassificará aqueles que não atenderem aos termos deste edital, e escolherá os vencedores dentre os finalistas. Casos omissos. Casos omissos serão analisados pela comissão da Revista Semestral de Direito Econômico.  Dúvidas. Quaisquer dúvidas podem ser elaboradas através do e-mail contato@resede.com.br. Fonte: Revista Semestral de Direito Econômico

Oportunidades

Abre o edital para o Programa de Pós-Graduação para Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade Federal do Pará

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará abre processo seletivo para o preenchimento de vagas no Curso de Mestrado e Doutorado, todas referentes a ingresso no primeiro semestre letivo de 2025. As linhas de pesquisa do Programa são: Constitucionalismo, Políticas Públicas e Direitos Humanos; Direitos fundamentais: concretização e garantias; Direitos Fundamentais e Meio Ambiente; Estudos Críticos do Direito; Sistema Penal e Direitos Humanos. As pessoas candidatas deverão indicar, em seu pedido de inscrição, a linha de pesquisa para a qual pretende concorrer. A data limite para as inscrições é até o dia 25 de outubro 2024. Acesse o edital aqui: https://www.ppgd.propesp.ufpa.br/index.php/br/  Fonte: PPGD

Oportunidades

Abre processo seletivo de Ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Edital FDRP/USP N° 023/2024 Abertura de inscrições ao processo seletivo de ingresso no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Acesse: https://www.direitorp.usp.br/wp-content/uploads/2024/09/EditalProcessoSeletivoDoutorado2025_Retificado.pdf

Na mídia

Pós-graduação não é dever do sistema de justiça

O Brasil é um país peculiar em vários aspectos, especialmente no que tange ao funcionamento de suas instituições. Frequentemente, observa-se que estas entidades não se preocupam com os objetivos para os quais foram originalmente concebidas. Isto é evidente, por exemplo, nas instituições do sistema de justiça e nas universidades. Com as instituições do sistema de justiça mais complexas do mundo, várias dessas organizações buscam para si atribuições que não lhes são próprias. Daí não ser incomum verificar o poder judiciário desempenhando funções típicas do Ministério Público; a Defensoria Pública executando atribuições que seriam mais apropriadas ao Ministério Público e o Ministério Público desenvolvendo atividades muito características do Poder Judiciário. Noutra ponta, as universidades, que deveriam estar organizadas para formar profissionais altamente qualificados em várias áreas e produzir conhecimentos para os grandes desafios do século 21 em constante interação com a sociedade, também acrescentam suas mazelas com o aumento expressivo da burocracia e isolamento que, muitas vezes, afastam as empresas e outras importantes parceiras, limitando não apenas o acesso como também a própria produção do conhecimento. Neste contexto de disfuncionalidades, as escolas superiores do Ministério Público e da magistratura têm reivindicado desenvolver atividades que são próprias de instituições acadêmicas de pós-graduação, por meio da oferta, por elas próprias de cursos stricto sensu. O que quer dizer que escolas constituídas constitucionalmente e legalmente para capacitar e atualizar os magistrados e membros do Ministério Público, por meio de cursos de natureza profissional, pretendem assumir as vezes de instituições propriamente acadêmicas. Buscam, inclusive, avaliar suas revistas de divulgação dentro dos parâmetros acadêmicos de revistas científicas. Papel das organizações é distorcido No Brasil, observa-se que a essência de cada entidade não é respeitada. Não faltam exemplos em todos os setores. Os atores institucionais fazem questão de distorcer e desmoralizar o papel das organizações. É possível verificar nesse elemento um dos fatores do nosso atraso. Sem instituições que desempenhem adequadamente o seu papel, não se torna possível construir políticas públicas de excelência, uma democracia forte e uma sociedade próspera e engajada, uma vez que as coisas estão sempre fora do lugar. Registra-se esses fatos para debater uma questão que vem atormentando a área de Direito da Capes/MEC, a qual vem sofrendo pressão para reconhecer a possibilidade de escolas superiores das instituições do sistema de justiça poderem oferecer cursos de pós-graduação stricto sensu, inclusive na modalidade acadêmica. O sistema de pós-graduação brasileiro é robusto, mas poderia ser melhor se dispusesse de mais recursos e de uma diretriz mais clara e objetiva do estado brasileiro em relação ao espaço que pretende reservar à ciência brasileira no mundo, a partir do aproveitamento dos nossos melhores potenciais e profissionais talentosos. De qualquer modo, ainda temos no Brasil um razoável sistema de controle da qualidade de pós-graduação stricto sensu, com padrão internacional, desenvolvido e aprimorado no âmbito das universidades e demais instituições de pesquisa, isto é, em locais apropriados para o desenvolvimento da crítica científica e geração de novos conhecimentos. Pós-graduação não é dever do sistema de justiça Escolas superiores das instituições do sistema de justiça por melhor que sejam — e existem muitas de excelência — não foram concebidas para oferecer cursos de pós-graduação stricto sensu, dentro da perspectiva crítica e de produção de conhecimento. Isso acontece simplesmente pelo fato de que tal missão compete às instituições acadêmicas ou de pesquisa, com as quais essas escolas podem fazer parcerias para oferecer cursos aos seus membros, garantindo, com isso, importantes reflexões sobre o real papel das instituições do sistema de justiça que representam. A simples leitura da Constituição já indica que a função das escolas superiores das instituições do sistema de justiça é capacitar os seus operadores para o melhor desempenho de suas tarefas e não para formar pesquisadores. Obviamente, se algum membro do sistema de justiça deseja ser pesquisador, também deverá buscar as instituições universitárias ou de pesquisa para a obtenção dessa qualificação. Desviar-se desse caminho é desvirtuar o real foco do objetivo das escolas superiores, ocupando um espaço que deve ser desenvolvido pelas instituições acadêmicas e de pesquisa, as quais precisam de mais recursos, mas também maior sintonia em relação aos problemas e necessidades dos demais setores de nossa comunidade, de modo a garantir um país mais desenvolvido e soberano, do ponto de vista tecnológico e científico, essencial para uma maior distribuição de renda e qualidade de vida para toda a sociedade brasileira. Paulo Roberto Barbosa Ramos É promotor de Justiça do Controle Externo da Atividade Policial no Maranhão. Professor Titular do Departamento de Direito da UFMA. Professor Pesquisador do UniCEUMA. Diplomado no Curso de Altos Estudos em Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra. Vladmir Oliveira Silveira Prof. Titular de Direito e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito da UFMS e Prof. de Direito Internacional da PUC-SP. Fonte: Consultor Jurídico

Oportunidades

FulBright abre vagas para dez bolsas para ensino e/ou pesquisa para professores e pesquisadores com Doutorado em todas as áreas do conhecimento

Requisitos Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana; Ter concluído doutorado; Possuir atuação acadêmica qualificada na área e reconhecida competência profissional com produção intelectual consistente; Ser membro ativo com dedicação exclusiva do corpo docente de instituição de ensino superior ou de instituição de pesquisa; Ter proficiência em inglês compatível com o bom desempenho nas atividades previstas; Permanecer no Brasil durante a seleção, afiliação e partida aos EUA; e Não receber bolsa ou benefício financeiro de outras agências ou entidades brasileiras com o mesmo objetivo. Benefícios US$ 19,200 para quatro meses de permanência nos EUA, US$ 20,200 para duas visitas de dois meses ou US$ 14,400 para três meses de permanência para cobrir as despesas de passagem aérea, moradia e manutenção nos EUA; Seguro para acidentes e doenças limitado (ASPE Accident and Sickness Program for Exchanges); e Taxa do visto J-1 e J-2. Atenção Os candidatos que se beneficiaram do visto J-1 no passado devem cumprir os requisitos abaixo para serem elegíveis ao Programa Fulbright: devem ter retornado ao Brasil antes de 1º de agosto de 2023 e, ainda, se ex-bolsistas Fulbright devem ter retornado antes de 1º de agosto de 2018. Em caso de dúvida, acesse: https://fulbright.org.br/bolsas-para-brasileiros/professor-pesquisador-visitante-nos-eua/ Fonte: FullBright

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