Professor Vladmir Silveira

XI Encontro Internacional do CONPEDI - Chile
Próximos Eventos

Confira o edital de submissão de trabalhos para o XI Encontro Internacional do CONPEDI – Chile

XI Encontro Internacional do CONPEDI – Chile (PRESENCIAL) Os eventos presenciais do CONPEDI estão de volta!!! O XI Encontro Internacional do CONPEDI desembarca no Chile entre os dias 13, 14 e 15 de outubro de 2022. Mais precisamente na capital Santiago, um cenário exuberante circundado pela vasta cadeia montanhosa dos Andes. As submissões de trabalhos (artigos e pôsteres) serão recebidos entre os dias 03 de agosto e 04 de setembro de 2022. Para ter acesso aos editais do evento, basta abrir o menu editais ou através dos links abaixo: XI Encontro Internacional do CONPEDI – Chile (artigos) XI Encontro Internacional do CONPEDI – Chile (pôsteres) Para outras informações sobre o evento, não deixe de acessar o hotsite exclusivo do XI Encontro Virtual do CONPEDI e seguir nossas páginas no facebook e instagram. ATENÇÃO!!! O processo de submissão de artigos e pôsteres vai até 04 de setembro de 2022. Por ser um evento internacional e contar com exíguo tempo de preparação, a comissão organizadora do XI Encontro Virtual do CONPEDI informa que o prazo de submissão de trabalhos não contará com nenhuma prorrogação.

XI Encontro Internacional no Chile
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XI Encontro Internacional do CONPEDI

O CONPEDI confirmou para os dias 13, 14 e 15 de outubro, a realização do seu XI Encontro Internacional no Chile. Diferente dos eventos anteriores, o XI Encontro Internacional do CONPEDI vai possibilitar a participação de graduandos na apresentação de artigos, assim como já é feito nos encontros nacionais promovidos pela entidade. Outro diferencial do evento, será a realização da modalidade de pôsteres, com a participação de acadêmicos brasileiros e de outras nacionalidades. A expectativa é que o evento seja mais um passo importante para a integração acadêmica da pesquisa jurídica na América Latina, consolidando o diálogo entre diferentes áreas e agendas da pesquisa jurídica produzida entre Brasil e Chile. Novas informações sobre o edital e os locais de realização do evento serão divulgados nos próximos dias. Acompanhe mais em www.conpedi.org.br

Bolsistas ProUni têm até o dia 4/9 para atualizar a documentação do grupo familiar, condição necessária para manutenção da bolsa.
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Bolsistas ProUni têm até o dia 4/9 para atualizar a documentação do grupo familiar, condição necessária para manutenção da bolsa.

Bolsistas ProUni têm até o dia 4/9 para atualizar a documentação do grupo familiar, condição necessária para manutenção da bolsa. Quem concluiu o curso no 1º/2022 também precisa atualizar e os contemplados com a bolsa este ano (2022) só farão o procedimento de atualização em 2023. Mais informações e orientações estão disponíveis no link a seguir, na aba “ProUni Renovação”: https://www.pucsp.br/bolsas-e-financiamentos Fonte: PUC-SP

Abertas inscrições de trabalhos para periódicos de várias áreas
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Abertas inscrições de trabalhos para periódicos de várias áreas

  Diversas publicações científicas da UFMS estão com chamadas abertas para a inscrição de trabalhos. As revistas são publicadas no portal de periódicos da UFMS, onde podem ser obtidas mais informações sobre o envio de materiais. Primeira Escrita A equipe da Primeira Escrita, publicação do curso de Letras do Câmpus de Aquidauana, recebe trabalhos voltados ao dossiê temático: Metodologias ativas para o letramento literário no Ensino Básico e Superior, com previsão para publicação no final do segundo semestre de 2022. A submissão pode ser feita até 30 de julho. Mais informações podem ser obtidas neste link.   Diálogos Interdisciplinares A Revista Diálogos Interdisciplinares do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Interdisciplinar de Professores (GEPFIP) do Câmpus de Aquidauana recebe artigos científicos, resenhas e relatos de experiência para o seu décimo número. Os trabalhos devem ser inéditos e seguir as normas da revista. O envio pode ser feito até 20 de agosto. Mais informações podem ser obtidas neste link.   Ensin@ Estão abertas até 31 de agosto as inscrições de trabalhos para o dossiê: Ensino, Gênero e Sexualidade da revista Ensin@. O objetivo é reunir trabalhos que discutam questões de gênero e sexualidade a partir dos mais recentes debates epistemológicos que permitem a reflexão sobre a relação entre feminilidades, masculinidades e ensino. Podem ser enviadas pesquisas, relatos de experiência e revisões bibliográficas. A previsão de publicação é dezembro de 2022. Mais informações podem ser obtidas neste link.   Pecibes  A publicação nº 2 do Volume 8 (2022) da Revista Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (Pecibes), periódico virtual do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS Ebserh), está prevista para dezembro de 2022. Interessados têm até 30 de setembro para enviarem seus arquivos neste link. De acordo com a chefe da Unidade de e-Saúde do Humap-UFMS e editora gerente da revista, Pricila Lima, o objetivo é  disseminar informação científica para prestar melhor assistência à saúde, desenvolver o ensino e a formação profissional. Podem ser inscritos artigos originais, revisão, relatos de experiência, estudos de caso e resumos do campo das ciências da Saúde, Biológicas, Biomédicas, Ensino/formação profissional ou temas relacionados.   Trilhas da História Estão abertas as inscrições de trabalhos para o dossiê: Usos e desusos das linguagens artísticas, da revista Trilhas da História do Câmpus de Três Lagoas. A proposta compreende que as linguagens artísticas são instrumentos de expressão sociopolítica e cultural de sujeitos em seu tempo histórico, mas também, a partir dessas produções – tais como teatro, música, literatura, cinema, artes visuais e outras fontes imagéticas -, se tornam e se transformam em ferramentas e documentações para a investigação de historiadores e estudiosos do tema, e por isso, suscitam novos usos. O envio de trabalhos pode ser feito até 10 de outubro. Mais informações podem ser obtidas neste link.   Papéis A Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, Papéis, está com chamada aberta para o volume 27, nº 53/2023. As contribuições serão para o dossiê temático: “Novos estudos sobre formação de palavras: morfologia, lexicologia, semântica”. A publicação está prevista para junho do próximo ano, assim a submissão pode ser feita até 30 de abril de 2023. Mais informações e inscrições podem ser obtidas neste link.   Albuquerque A publicação Albuquerque: revista de história é editada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Culturais (PPGCult)  do Câmpus de Aquidauana e pelos membros do Laboratório de Estudos em Diferenças & Linguagens ( LEDLin). O recebimento de artigos, resenhas e entrevistas é em fluxo contínuo, o envio pode ser feito por meio deste link. Texto: Ariane Comineti   Fonte: UFMS  

UFMS é uma das 100 melhores universidades da América Latina
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UFMS é uma das 100 melhores universidades da América Latina

Fonte: UFMS Pelo terceiro ano consecutivo, a UFMS foi classificada no ranking das melhores universidades da América Latina no levantamento da publicação britânica Times Higher Education (THE). A Universidade ocupa a 98ª posição das melhores instituições de Ensino Superior latinas, entre as 197 avaliadas, sendo a única de Mato Grosso do Sul na lista. O resultado é baseado nos dados coletados do World University Rankings, que trouxe indicadores referentes ao ano de 2021.  Foram ranqueadas 72 universidades brasileiras, e a UFMS ocupa a 44ª posição. Já entre as universidades federais, a Instituição está na 30ª posição, entre as 40 avaliadas. “Estes resultados refletem o trabalho árduo e constante na busca pela excelência da equipe de gestão, e na dedicação de todo o time de servidores. Sinto-me orgulhosa em pertencer e contribuir com uma universidade que zela pela qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão, do empreendedorismo e da inovação,” comemora a diretora de Avaliação Institucional, Caroline Pauletto Spanhol Finocchio. A THE avalia as instituições com base em 13 indicadores de performance, agrupados em cinco áreas: Ensino, Pesquisa, citações em pesquisas, internacionalização e renda da indústria por meio da transferência de tecnologia produzida nas universidades. A lista completa das universidades classificadas pode ser acessada aqui.   Texto: Crislaine Oliveira

Bolsas de estudo a estudantes de pós-graduação stricto sensu - PUC-SP
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Bolsas de estudo a estudantes de pós-graduação stricto sensu – PUC-SP

Fonte: PUC-SP Até o dia 18/7, a Fundação São Paulo (Fundasp), mantenedora da PUC-SP, está com inscrições abertas para seleção de candidatos a bolsas de estudo a estudantes de pós-graduação stricto sensu. São oferecidas 40 bolsas integrais (100%) para o 2º semestre de 2022. Caso não seja preenchido o número de bolsas de estudos integrais, serão concedidas bolsas de estudos parciais (50%) aos alunos dos Programas de Pós-Graduaçäo. Das bolsas integrais oferecidas, 12 bolsas (30%) serão destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, como política afirmativa (cotas). As vagas destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas (cotas) que não sejam preenchidas retornam à ampla concorrência. Edital: https://j.pucsp.br/sites/default/files/28-6_edital_de_bolsas_fundasp_pos-graduacao_2o2022.pdf?fbclid=IwAR31LmseQyC0O31QYYmal4ukOdcvcI7rFm0Bo0xD4sBkpPPlnYTNQ2sEx_Q

Inscrições de professores para banco de talentos do UFMS Digital podem ser feitas até 24 de julho
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Inscrições de professores para banco de talentos do UFMS Digital podem ser feitas até 24 de julho

Docentes da UFMS podem compor o banco de talentos do programa UFMS Digital. O objetivo é a produção de materiais didáticos para os três cursos ofertados na modalidades a distância: Ciência dos Dados, Processos Gerenciais e Tecnologia da Informação. As inscrições estão abertas até 24 de julho pelo Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj). As bolsas terão valor de R$ 2 mil para cada 17 horas da carga horária total da disciplina. “O processo está aberto para qualquer professor efetivo da UFMS, mas principalmente para aqueles que atuam com pesquisa ou já lecionam em disciplinas que estão na matriz curricular dos cursos”, apontou o diretor da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead), Hercules Sandim. Conforme o diretor, o banco de talentos será composto por todos os interessados que se cadastrarem e, à medida que as produções dos materiais didáticos iniciarem, considerando a lista de oferta dos cursos, os professores serão consultados e, em caso de confirmação de interesse, serão convocados para a produção de material didático para disciplinas específicas dos cursos. A lista de disciplinas que compõem as matrizes curriculares pode ser acessada no portal agead.ufms.br/ufms-digital. Se convocado, o professor será o responsável pela produção do material da disciplina, sua organização no AVA UFMS, a elaboração das atividades e seu cronograma de execução, plano de ensino, além da formação e acompanhamento dos professores tutores durante a execução da primeira oferta da disciplina. “Todas estas atividades serão apoiadas muito proximamente pela Secretaria de Inovação Pedagógica Digital (Seped), da Agead”, lembrou o diretor. A publicação da relação final dos candidatos inscritos para o banco de talentos está prevista para 26 de julho no portal da Agead, onde pode ser acessado também o edital de cadastro com todas as informações sobre o processo. A previsão para início das atividades é agosto. Fonte: UFMS

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