Professor Vladmir Silveira

Diretora de Meio Ambiente da OMS: “70% dos últimos surtos epidêmicos começaram com o desmatamento”
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IDHG publica coletânea sobre Direitos Humanos, Meio Ambiente e os ODS da Agenda 2030

  Foi publicada, pelo Instituto de Desenvolvimento Humano Global (IDHG), a coletânea “Direitos Humanos e Meio Ambiente: os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030” sob coordenação da professora Lívia Gaigher Bósio Campello (PPGD-UFMS). “A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi lançada em 25 de setembro de 2015 vindo a influenciar a direção das políticas globais e nacionais nos próximos 15 anos. Trata-se de uma mudança de paradigma para um modelo mais equilibrado de desenvolvimento sustentável com o fortalecimento da proteção do meio ambiente […]” (CAMPELLO, 2020) Trata-se de uma obra inédita que, brilhantemente, reuniu professores e pesquisadores da área jurídica e da pós-graduação do Brasil para fomentar discussões referentes a cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõe a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Atualmente, o debate acadêmico e a reflexão no contexto jurídico sobre o tema são essenciais para a implementação dos 17 ODS, vez que a Agenda 2030 também se apresenta intimamente relacionada com a busca pela efetividade dos Direitos Humanos, como se pode observar nos capítulos da coletânea. Não restam dúvidas quanto à contribuição e importância desse trabalho acadêmico – no contexto local, regional e global – para a concretização dos objetivos da Agenda 2030 e construção de uma sociedade global sustentável. Download Gratuito

Oportunidades

Human Rights Scholarship – The University of Melbourne

Human Rights Scholarship Fonte: Scholarships Available to students undertaking graduate research in the field of human rights. Applications open 1 Apr 2020 Last day for applications 31 Oct 2020 Learn more Application type Application required How to apply Benefit type General allowance Full benefit details Citizenship requirements Australian / domestic student International student Total value up to $94,200 Applicable study areas All study areas Number of scholarships awarded Approximately 2   Eligibility To be eligible for this scholarship, you need to: have applied for and meet the entry requirements for a Master or Doctorate by research degree at the University of Melbourne intend to undertake graduate research in the field of Human Rights be committed to the peaceful advancement of respect for human rights that extends beyond academic studies (such as voluntary work and/or work experience); have not already completed a research qualification at the same or higher level as the course for which a scholarship is sought intend to study as a full-time student unless there are compassionate or compelling circumstances that prevent you from undertaking full-time study not have previously received a Human Rights Scholarship Selection criteria Eligible applicants are selected on the basis of academic merit, the area of study in and level of commitment to human rights, and the strength of supporting documentation. Conditions This scholarship is subject to the Graduate Research Scholarship Terms & Conditions

Eventos Realizados

14 e 19 de setembro – XXVII Congresso da ANPG

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) realizou a reunião de sua diretoria neste domingo, 16 de agosto, e referendou a nova data do 27º Congresso da entidade, a ser realizado entre os dias 14 e 19 de setembro, em ambiente virtual. O encontro debateu também o balanço da gestão cessante, conjuntura e perspectivas da ciência e tecnologia e pós-graduação, a convocação do II Encontro de Mulheres Pós-Graduandas e a extraordinária 43ª edição do Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos (CONAP). No dia 12 de agosto, conforme previsto no Estatuto da entidade e regimento, a diretoria Executiva havia deliberado sobre as novas datas e formato do 27º Congresso, que teve de ser adiado em virtude da pandemia de COVID-19 que desde março assola o país. Veja a nota aqui.   O tema do evento será “Pacto pela vida e pela democracia – Pós-graduandos (as) em defesa da ciência e do (a) pesquisador (a)”. A programação prevê a realização de seis grandes debates virtuais abertos, sobre temas diversificados, sempre às 15 horas de cada dia. O 43º Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos (CONAP) será na sexta-feira, 18 de setembro, às 10h, e se debruçará sobre as pautas políticas da entidade. O sábado, dia 19, será reservado para a plenária final do Congresso, com participação dos delegados natos, que, conforme prevê o estatuto, são os diretores atuais. A esses delegados e delegadas caberá a eleição de uma nova diretoria temporária e a deliberação sobre as propostas debatidas no Conap. Para Flávia Calé, presidenta da ANPG, a pandemia impõe novas dinâmicas de organização e não pode paralisar os movimentos. “A pandemia trouxe uma série de novos desafios. Um deles é a necessidade de reinventar as formas de atuação, travar o debate democrático e organizar as lutas para resistir aos ataques do governo Bolsonaro à democracia, à ciência e à educação. O 27º Congresso da ANPG é um capítulo importante dessa jornada”, afirma. As inscrições para participar do 27º Congresso da ANPG e do 43º deverão ser feitas através de site específico, que será lançado no próximo dia 24 de agosto e divulgado através das redes sociais da entidade. Fique Ligado! Veja os documentos: II Nota Informativa aos Estudantes de Pós-Graduação e Movimento Nacional de Pós-Graduandos Edital de Convocação do XXVII CNPG Regimento Interno do 27º Congresso da ANPG Convocação do 43º CONAP  Confira a programação do 27º Congresso da ANPG 14/09 – Segunda-feira 11hs – abertura 15hs – Mesa de debate – Crise econômica e impactos no financiamento da educação e pesquisa 15/09 – Terça-feira 15h – Mesa de debate – Construindo o novo Plano Nacional de Pós-Graduação. 16/09 – Quarta-feira 15h – Mesa de debate – Desafios da pesquisa e das universidades na América Latina no contexto da (pós) pandemia. 17/09 – Quinta-feira 15h – Mesa de debate – A condição dos pós-graduandos no contexto da pandemia: acesso, permanência, direitos e saúde mental. 18/09 – Sexta-feira 10hs – 43º Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos Mesa de debate – Pacto pela vida e pela democracia – Pós-graduandos (as) em defesa da ciência e do (a) pesquisador (a) 19/09 – Sábado 10h – Plenária final do congresso da ANPG. Mesa de debate – Desafios e perspectivas da educação e da ciência no Brasil   FONTE: ANPG        

Próximos Eventos

Dezembro de 2020 – II Encontro Virtual CONPEDI

Fonte: CONPEDI A primeira experiência de encontro virtual realizado pelo CONPEDI, em junho deste ano, foi marcado pela novidade e a adaptação, mas acima de tudo, a possibilidade de continuar reunindo o conjunto da pesquisa jurídica nacional. Em virtude do momento, que ainda exige medidas e cuidados com a saúde coletiva, o CONPEDI aposta na segunda edição do encontro como forma de driblar as adversidades impostas. Aliando tecnologia e o esforço da rede de pós-graduação nacional em direito para garantir a realização do seu tradicional espaço de reunião e socialização do conhecimento. II Encontro Virtual A segunda edição do encontro, marcado para acontecer entre os dias 02, 03, 04, 05, 07 e 08 de dezembro de 2020, terá como tema Direito, Pandemia e Transformação Digital: Novos Tempos, Novos Desafios? A intenção é proporcionar uma reflexão sobre os desafios e mudanças que o isolamento e as restrições instituíram no meio social, assim como os impactos do momento no ensino jurídico. Editais: submissão de artigo e pôsteres Os trabalhos serão recebidos entre os dias 14 de agosto e 14 de setembro de 2020, e a lista de artigos e pôsteres aprovados serão divulgados até o dia 09 de novembro de 2020. Entre as principais novidades, está a possibilidade de autores graduados ou estudantes de graduação e especialização serem adicionados como autores/as, desde que obedecidas as exigências estabelecidas no edital. As especificações e normas de escrita, assim como o modelo de apresentação de pôsteres, encontram-se todas reunidas em ambos editais com todas as regras e informações relevantes. Os editais podem ser consultados desde já, acessando os respectivos links. II Encontro Virtual do CONPEDI – Submissão de artigos II Encontro Virtual do CONPEDI – Submissão de pôsteres   Dúvidas:  Pôsteres: poster@conpedi.org.br Artigos: secretaria@conpedi.org.br      

Eventos Realizados

11 e 12 de setembro – XVIII InterPET – Encontro dos 18 Grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da UFMS

O InterPET é o encontro dos 18 Grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul que é realizado semestralmente. O XVIII InterPET, que este ano, tem como tema: “O PET e o Processo Avaliativo: Transversalidade e os objetivos de Equidade”, será realizado na modalidade online, nos dias 11 e 12 de setembro, via Google Meet. Seguem os links para aqueles que ainda não se inscreveram: •Inscrições para discentes: https://forms.gle/wk8Z2ujjgBT6bA2h9 •Inscrições para docentes, técnicos e egressos: https://forms.gle/VUPNJfLZ3qYPh4LZ7 Os canais de comunicação privilegiados da organização do evento com os(as) participantes serão: (1) WhatsApp dos grupos, através da comunicação aos tutores; (2) Página do evento do Facebook: https://www.facebook.com/events/267145817911575   Quaisquer outras dúvidas relativas à inscrição ou evento em si, entrar em contato pelo WhatApp do PET História: (67) 992144501.   Clique aqui para acessar a programação do evento.     FONTE: UFMS

Eventos Realizados

14 de agosto – Democracia e Justiça Ambiental em Tempos de Pandemia do Covid-19 – UCS Comunidade Digital

Democracia e Justiça Ambiental em Tempos de Pandemia do Covid-19 – UCS Comunidade Digital Bate-papo online – Dia 14 de agosto de 2020 Sexta-feira, das 16h às 18h, através da plataforma online Google Hangouts Meet Carga horária de 2 horas – Válidas como atividades complementares Promoção: Área do Conhecimento de Ciências Jurídicas, Campus Universitário de Guaporé, Campus Universitário de Nova Prata Mestrado, Grupo de Pesquisa Metamorfose Jurídica Coordenação: Cleide Calgaro e Deilton Ribeiro Brasil Ministrantes: Danielle de Ouro Mamed – Doutora em Direito Econômico e Socioambiental; Paulo Roberto Ramos Alves – Doutor em Direito; Pedro Curvello Saavedra Avzaradel – Pós-doutor em Direito Ambiental; Tiago Botelho – Mestre em Direito Agroambiental e Vladimir Oliveira da Silveira – Pós-doutor em Direito Objetivos Discutir as questões referentes a democracia e a justiça ambiental em tempos da pandemia do COVID-19. Metodologia O bate-papo será desenvolvido através da plataforma online Google Hangouts Meet. Google Hangouts Meet Através da plataforma Google Hangouts Meet, você irá participar da atividade no dia e horário previsto, podendo interagir com professores e colegas. Acesse aqui o tutorial de como utilizar a plataforma. Inscrições As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 13 de agosto de 2020. Vagas limitadas. Para se inscrever preencha o formulário de inscrição. Formulário de Inscrição. Informações Central de Atendimento – Telefone: (54) 3218-2145 Extensaocursos@ucs.br – Conheça a UCS – Endereço das Unidades Universitárias FONTE: UCS

Cursos de pós-graduação valem como tempo de atividade jurídica para concursos, decide STF
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Cursos de pós-graduação valem como tempo de atividade jurídica para concursos, decide STF

Decisão no plenário virtual foi por maioria, julgando improcedente pedido da OAB. O Pleno do STF julgou improcedente ação da OAB e assentou a validade de cursos de pós-graduação como tempo de atividade jurídica. Por maioria, o colegiado entendeu que, em sua atividade regulamentadora, o CNMP pode densificar o comando constitucional de exigência de “atividade jurídica” com cursos de pós-graduação.O Conselho Federal contestou o art. 3º da resolução 11/06, do CNJ, e o parágrafo único do art. 1º da resolução 29/08, do CNMP. Os dispositivos tratam da possibilidade de que cursos de pós-graduação, na área do Direito, sejam considerados válidos para a composição do período de atividade jurídica exigido pelos arts. 93, I, e 129, §3º da CF/88.A relatora, ministra Cármen Lúcia, votou por não permitir que tais cursos fossem computados como atividade jurídica:“O pressuposto básico do concurso público é a isonomia entre os candidatos, que, para ser legítima, deve sujeitar-se ao juízo de razoabilidade. Não se mostra razoável a manutenção de critério que, além de não atender ao intento de maturidade profissional do concorrente às carreiras jurídicas, beneficia alguns candidatos em detrimento de outros.” Veja o voto da ministra Cármen. Contudo, a maioria dos ministros acompanhou a divergência do ministro Edson Fachin. S. Exa. apontou no voto que há indicação evidente de que o estudo teórico e a prática devem ser conduzidos de forma indissociada, sem que exista, entre eles, uma relação de hierarquia para os fins buscados pela norma. Para Fachin, pela própria natureza desse tipo de formação, pressupõe-se que o candidato que o conclua com o sucesso terá adquirido um conhecimento que extrapola os limites curriculares da graduação em Direito, de modo que a consideração das atividades de pós-graduação no cômputo do triênio constitucional não implica violação da isonomia dos concursos públicos. “A obtenção dos títulos decorrente da formação continuada tende, em verdade, a privilegiar uma visão mais ampla da formação do integrantes das variadas carreiras jurídicas. Visão esta que, por ter fulcro no tríptico ensino-pesquisa-extensão do art. 207 da CRFB/88, promove o alargamento das competências classicamente associadas a essas profissões.” Os ministros Moraes, Fux, Barroso, Toffoli e Celso de Mello acompanharam a divergência de Fachin. Por unanimidade, os ministros concluiram pela perda de objeto no caso da resolução do CNJ contestada. Veja o voto do ministro Fachin. Processo: ADIn 4.219 FONTE: MIGALHAS 

Confira dez sites que oferecem aulas gratuitas em universidades
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Confira dez sites que oferecem aulas gratuitas em universidades

USP, FGV e Harvard são algumas instituições   1- USP usp.br/ensino/cursos-on-line Esta página traz links para as plataformas que disponibilizam aulas e cursos livres da USP. Só no e-Aulas, são mais de 2.400 horas de vídeos. 2- FGV  https://educacao-executiva.fgv.br/cursos/online     FGV possui uma variedade de cursos gratuitos em diversas áreas de atuação por conta da parceria com OEG – Open Education Global. Membro desde 2008, a Fundação foi a primeira brasileira a integrar o consórcio de instituições de ensino de países que oferecem conteúdos e materiais didáticos gratuitos online. 3- HARVARD http://www.edx.org/school/harvardx  4- SENAC http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/covid19/cursos-2/   Cursos e conteúdos on-line gratuitos. 5- SENAI  https://online.sp.senai.br  São 23 cursos sobre temas como inteligência artificial, redação, mecânica, programação e educação ambiental. 6- SEBRAE https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline São 158 cursos para quem quer empreender. 7- FACEBOOK https://pt-br.facebook.com/business/learn  Explore tutoriais detalhados no seu próprio ritmo que podem ajudar você a adquirir conhecimento sobre marketing digital e trazer sua empresa para o ambiente virtual. 8- LINKEDIN https://www.linkedin.com/learning/paths/trabalho-remoto-colaboracao-foco-e-produtividade  9- TED https://www.ted.com/talks?language=pt-br 10- FOLHA https://oquefoiaditadura.folha.uol.com.br      

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6 métodos e estratégias para estudar em casa de forma mais eficiente

Fonte: Galileu Atitudes simples como mudar de ambientes e fazer algum exercício prometem ajudar você a organizar melhor a rotina de estudos fora da escola ou da faculdade Nem sempre é fácil manter a concentração ao estudar em casa, um ambiente cheio de distrações e alternativas às vezes mais atrativas do que enigmas matemáticos por páginas a fio. Mas em tempos de quarentena e isolamento social, com escolas e universidades fechadas, não resta outra alternativa: além das aulas transferidas para o ambiente online, acabaram as opções de bibliotecas ou cafés para facilitar a vida do estudante. Veja alguns métodos para facilitar a missão: 1. Crie um plano de estudos O passo número um é organizar melhor a rotina dentro de casa, estabelecendo um plano de estudos claro e com metas alcançáveis. Assim, fica mais fácil acompanhar seu rendimento e evitar a sensação de culpa por ter estudado de menos ou mesmo demais — é bom estabelecer limites e tempo para descanso. Defina os horários em que irá assistir às aulas, fazer exercícios ou lição de casa e dar aquela revisada extra. Lembre-se de fazer uma pausa de 10 minutos a cada uma hora de estudos e busque manter o ritmo. 2. Mude de cenário Dentro de casa, é claro! Um psicólogo da Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos Estados Unidos, identificou que trocar de ambiente constantemente ao estudar melhora a retenção das informações. Não é preciso ir muito longe: quando sentir que a atenção caiu, experimente trocar de cômodo, do quarto para a sala, da sala para cozinha… Quem sabe não rola até um momento “Eureka!” dentro do chuveiro? 3. Faça alguma atividade física Outra recomendação que parece estranha para quem não pode sair de casa, mas é perfeitamente possível: vale desde alongamentos no chão do quarto a uma sessão de yoga reforçada. Movimentar-se faz o sangue fluir melhor para o cérebro, além de colocar o corpo em um estado de alerta que melhora a capacidade de aprendizado. Que tal aproveitar alguma das centenas de lives com rotinas de exercícios para fazer em casa ou seguir um canal de treinadores no YouTube para dar aquele boost nos estudos? 4. Finja ser o professor As chances de se recordar da lição aumentam quando o aluno tem a expectativa de ensiná-la a outra pessoa. Isso porque o estudante instintivamente busca métodos de recordação e organização para quando tiver que desempenhar esse papel de professor. Aproveite que a família está em casa e saia repetindo o que aprendeu para mãe, pai, irmãos, tios… 5. Leia em voz alta Se brincar de professor não for bem a sua praia, experimente ler o que aprendeu em voz alta. Muitas pessoas têm uma memória auditiva mais aguçada que a visual, e a leitura em voz alta pode ajudar a gravar a matéria. 6. Acabe com o esquecimento Desde 1885, cientistas estudam a chamada “curva do esquecimento”. Segundo o fenômeno, a probabilidade de reter o aprendizado de algo novo é 80% maior se o conteúdo for revisado em até 24 horas. E esse efeito é cumulativo: uma semana depois, ao olhar novamente para as informações, a capacidade de retê-las com somente cinco minutos de análise é de 100%. Por isso, em vez de deixar para estudar o material um dia antes da prova, experimente revisá-lo no dia da aula. Sua rotina de estudos deverá se tornar mais eficiente. Fonte: Galileu

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